Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/08/15 às 17h22 - Atualizado em 29/10/18 às 15h40

Ambulatório do Hemocentro leva pacientes ao cinema

Primeira edição do Cine Profilaxia reúne pacientes e familiares


(Brasília, 31/07/2015) A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) promoveu na sexta-feira (31/7) a primeira sessão do Cine Profilaxia. Destinado a pacientes portadores de coagulopatias hereditárias atendidas pelo Ambulatório do Hemocentro, o projeto tem a proposta de proporcionar ambiente de integração entre as famílias atendidas e realizar ações que atenuem as complicações das doenças.

A atividade se iniciou com uma palestra sobre a importância da profilaxia no auditório da FHB para aproximadamente 40 pacientes. Em seguida os presentes foram levados ao cinema para assistir ao filme Pixels – o cinema foi patrocinado por uma empresa parceira.

A auxiliar de serviços gerais Erisvânia Maria Pereira, mãe de Geovanna, que realiza tratamento na unidade, nunca tinha ido ao cinema e gostou muito da novidade.Antes ela não gostava de ir ao hospital, não podia ver jaleco branco. Depois que veio pro Hemocentro, com essas atividades, ela gosta, não falta uma consulta”, explicou.

A gerente do ambulatório da fundação, Melina Swain, explica que sem a profilaxia qualquer atividade — como caminhar — pode desencadear pequenas lesões e hemorragias. “O tratamento é aplicado diretamente no sangue, de uma a três vezes por semana”.

 Unidade de Atendimento Multidisciplinar

Criado em 2012, o Ambulatório da Fundação Hemocentro de Brasília é o centro de referência para o tratamento de coagulopatias hereditárias no DF. O ambulatório conta com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, ortopedista e psicólogo. Para ser tratado na unidade, o paciente precisa de encaminhamento médico. Atualmente, aproximadamente 500 pacientes entre crianças, adolescentes, adultos e idosos são atendidos pelo Hemocentro.

3f

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.