Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/06/13 às 13h03 - Atualizado em 29/10/18 às 15h41

HEMOCENTRO INAUGURA CÂMARA FRIA

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) inaugurou nesta sexta-feira (14), em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, o Abrigo de Resíduos Sólidos e um conjunto de Câmaras Frias para o armazenamento do sangue. Na ocasião também foi lançada a coleta de sangue do cordão umbilical e placentário no Hospital Regional da Ceilândia, procedimento que já é realizado pela FHB, no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB).

“Estou satisfeito por estar entregando mais um conjunto de ações do nosso governo ao Distrito Federal e posso dizer que, ao longo da nossa gestão, o Hemocentro tem se destacado na ampliação de sua oferta de serviços, qualificando e consolidando o papel desta instituição tão importante”, disse o secretário de saúde, Rafael Barbosa, ao inaugurar os serviços, acompanhado da primeira-dama do DF, Ilza Queiroz.

A diretora-presidente da FHB, Beatriz Mac Dowell, informou que com a inauguração do Abrigo de Resíduos Sólidos o Hemocentro fica em conformidade com as legislações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que dispõe sobre o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.

“Esta obra era uma dívida do Hemocentro à nossa cidade. Com ela, passamos a privilegiar os princípios da biossegurança,estabelecendo diretrizes e responsabilidades para uma gestão que atenda aos princípios básicos de desenvolvimento sustentável”, diz a diretora-presidente. 
Beatriz Mac Dowell acrescenta que com a inauguração das novas Câmaras Frias o Hemocentro terá maior capacidade de armazenamento dos hemocomponentes, além de passar a fazer um melhor monitoramento da cadeia de frio e aperfeiçoar a eficiência na limpeza e manutenção.

Após a inauguração dos novos espaços a diretora-presidente falou sobre o lançamento da coleta de sangue de cordão umbilical e placentário pelo Hospital Regional da Ceilândia. “O Hospital da Ceilândia do DF é, historicamente, o hospital que realiza o maior número de partos normais. Por esse motivo, poderemos alcançar mais rápido a meta pactuado com o Instituto Nacional do Cancer –INCA, que coordena a Rede BrasilCord.

Foto Renato Araújo SES-DF 7

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.