Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/10/12 às 20h47 - Atualizado em 29/10/18 às 15h42

FHB comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue

Na próxima quinta-feira (14), às 9h30, a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) terá mais um motivo para comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue: receberá do órgão responsável pela normalização técnica no país, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a Certificação ISO 9001:2008. Essa certificação, que avalia o Sistema de Gestão de Qualidade para o Ciclo do Sangue, é o reconhecimento de um trabalho que preza pela qualidade e segurança.

 O evento será realizado no auditório da FHB (SMHN Quadra 3, Bloco A) e contará com a presença de autoridades locais e nacionais, além de doadores voluntários e  multiplicadores  e servidores da casa.

 O Dia Mundial do Doador de Sangue foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para reconhecer os milhões de voluntários que, ao doar sangue, salvam vidas e contribuem para a saúde do próximo. A Fundação Hemocentro de Brasília também escolhe esse dia para prestar homenagem aos doadores, oferecendo novos serviços  tanto para eles quanto para os pacientes.
 “Neste ano vamos inaugurar o Laboratório de Biologia Molecular, responsável pelo uso da plataforma do NAT que realiza exames capazes de reduzir a janela imunológica para detecção do HIV e HCV, da hepatite C”, informa a diretora-presidenta da FHB, Beatriz MacDowell Soares.
 Beatriz acrescenta que o Hemocentro aproveitará a data para lançar um serviço de relevância para os doadores e pacientes com hemofilia do Distrito Federal.  É o transporte gratuito, de segundas às sextas-feiras, que fará o percurso Rodoviária do Plano Piloto/Hemocentro/Rodoviária. “O transporte sairá do Hemocentro a partir das 8h em direção à Rodoviária, onde já tem um espaço reservado para estacionar, na plataforma inferior. Ao todo, serão 11 viagens por dia, cobrindo todo o período da manhã e da tarde”, explica a diretora-presidenta.
 
Um pouco sobre o Laboratório de Biologia Molecular/ NAT
 No Laboratório de Biologia Molecular é realizado o NAT, sigla em inglês para o Teste de Ácido Nucleico que permite detectar se um doador de sangue foi infectado, recentemente,  pelos vírus  da aids ou hepatite C .

 Com a implantação desse exame, que o Ministério da Saúde pretende levar para todos os hemocentros públicos do país,  a janela imunológica – que é o intervalo de tempo entre a infecção pelo vírus e a produção de anticorpos – reduz  de 70 dias para 10, no caso do HCV ( vírus da  hepatite C) e de 17 para 10 dias , no caso do vírus do HIV ( vírus da imunodeficiência humana) . Isto significa sangue mais seguro.
 
 Segundo a responsável pelo laboratório NAT do Hemocentro de Brasília, Delvânia de Souza Lima,  a  implantação do teste foi gradual para que fossem realizadas todas as adequações necessárias. “O processo foi iniciado no ano passado com a instalação e validação dos equipamentos. Hoje estamos com dois equipamentos completos, em pleno funcionamento. Cada um deles é capaz de realizar até 552 exames por dia e o Ministério da Saúde designou a Fundação Hemocentro de Brasília para ser a responsável pelos exames do Centro-Oeste, o que deverá ocorrer em breve”, diz Delvânia.

 Segundo a diretora-presidenta da FHB, Beatriz MacDowell Soares, o NAT é um grande avanço no quesito segurança, pois reduzirá o risco transfusional. Destaca ainda que a tecnologia foi desenvolvida no Brasil, o que significa uma evolução nos campos da hemoterapia e inovação tecnológica. Entretanto ela ressalta que continua sendo importante uma boa triagem clínica, quando o doador deve ter consciência em passar as informações precisas, no momento da doação.

O que é uma Certificação ISO?
 A ISO (International Organization for Standardization) é um organismo formado como uma rede de institutos de normalização de 157 países, com sede na Suíça, e tem como objetivo estabelecer normas técnicas no âmbito internacional. Uma certificação como a ISO 9000 evidencia que o sistema de qualidade de uma determinada empresa está de acordo com os critérios do organismo internacional, garantindo a qualidade e segurança nos processos.

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.