Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/05/16 às 13h18 - Atualizado em 29/10/18 às 15h40

Hemocentro e DER juntos pelo Maio Amarelo

As duas instituições estão trabalhando juntas na campanha “Não derrame sangue, doe!”


 

Com o objetivo de chamar a atenção para a segurança no trânsito e a importância da doação regular de sangue, a Fundação Hemocentro de Brasília e o Departamento de Estradas e Rodagem do Distrito Federal – DER/DF firmaram pareceria e lançaram em conjunto a campanha: Não derrame sangue. Doe!

Por isso, durante todo o mês de maio durante a campanha Maio Amarelo, o Hemocentro de Brasília estará, junto ao DER/DF, trabalhando para conscientizar os motoristas sobre a necessidade de dirigir de forma prudente e consciente, para evitar e reduzir o número de acidentes de trânsito e, consequentemente, reduzir o consumo de sangue e hemoderivados nesse tipo de ocorrência.

A parceria entre a FHB e o DER/DF não se trata apenas de uma campanha. O Maio Amarelo e o “Não derrame sangue. Doe”, são ações voltadas para toda a sociedade, envolvendo cada um dos agentes sociais no debate sobre trânsito e como torná-lo mais seguro. A ideia é definir ações mais eficazes para promover a conscientização de motoristas e pedestres e para conscientizar e fidelizar novos doadores de sangue.

Reforçando que a maioria das vítimas de acidentes de trânsito necessita de transfusões de sangue, o Hemocentro de Brasília firmou parceria com DER para que, juntos, possamos orientar os diversos atores de trânsito sobre os cuidados que devem ser adotados no dia a dia e fortalecer a importância da doação regular de sangue.

No Brasil

A expectativa é que o movimento tenha proporções como a Semana Nacional do Trânsito, através da realização de eventos, ações, palestras, comemorações e trabalhos educativos para ajudar na educação no trânsito do país.

O número de mortes no trânsito no Brasil tem ultrapassado até mesmo as mortes causadas por câncer no país – aproximadamente 23 por 100 mil habitantes. Até o fim deste ano, o governo pretende reduzir o número para 11 mortes por 100 mil habitantes.

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.