Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/11/13 às 16h45 - Atualizado em 29/10/18 às 15h41

Hemorrede realiza Treinamento para profissionais de saúde

A Assessoria da Hemorrede da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) está realizando o Treinamento para Implantação da Técnica em Gel para técnicos, biomédicos e médicos responsáveis técnicos pelas 13 Agências Transfusionais que ficam nos hospitais públicos do Distrito Federal, sob a coordenação técnica da FHB.

O objetivo do treinamento é iniciar a capacitação da hemorrede para a implantação da técnica em gel para testes pré-transfusionais que começará no final de novembro.

A técnica emgel aglutinação para realização de testes pré-transfusionais é mais sensível que a técnica em tubo tradicional, atualmente adotada pela Hemorrede Pública do DF,o que trará maior segurança na realização das transfusões de hemocomponentes.

Outra vantagemno uso da técnica em gel aglutinação é que com seu uso há uma elevação considerável da qualidade dos serviços e dos resultados laboratoriais produzidos. “Como os testes em cartões podem ser armazenados, os mesmos podem ser revistos e conferidos a qualquer momento, garantindo uma maior rastreabilidade de dados e consequentemente maior segurança transfusional”, informa a assessora da Hemorrede, Bárbara Berçot.

O Treinamento

A primeira parte doTreinamento para Implantação da Técnica em Gelfoi teórica, com 8 horas/aula ministradas nos dias 4 e 5 de novembro para técnicos em Hemoterapia , biomédicos e médicos . A participação maciça dos servidores da Hemorrede foi muito positiva e gerou ótimas discussões.

 A próxima fase será a vez da prática quando técnicos em Hemoterapia e Biomédicos aprenderão a fazeruso da técnica em gel aglutinação.

Segundo a diretora-presidente da FHB, Beatriz Mac Dowell Soares, o Hemocentro, – por contar com uma equipe altamente capacitada e envolvida com o trabalho, -consegue a cada dia, alcançar e se manter em um patamar de excelência. “ Este encontro de vocês é muito importante pois além do repasse de novas práticas há uma interação entre todos os servidores que trabalham nas agências transfusionais e no Hemocentro. Isso gera troca de experiência e conhecimento”, disse a diretora.

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.