Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/12/11 às 20h28 - Atualizado em 29/10/18 às 15h42

Ministério da Saúde e Hemocentro de Brasília

Com o novo laboratório a FHB realizará exames que diminuem o período da janela imunológica dos vírus HIV e Hepatite C

            O Ministério da Saúde (MS), por meio da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados e a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), realizarão o lançamento oficial das atividades do Núcleo de Testes de Ácidos (NAT), no Hemocentro de Brasília. O evento acontecerá no auditório da FHB (SMHN, quadra 502)  dia 08 de dezembro de 2011, às 15 horas.

Desde o ano de 2004, o projeto para desenvolvimento de Testes de Ácidos Nucléicos (NAT) para a triagem de bolsas de sangue em serviços de hemoterapia é desenvolvido por um consórcio público formado pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos – Biomanguinhos/FIOCRUZ, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e Instituto de Biologia Molecular do Paraná – IBMP, inicialmente sob coordenação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e depois da Secretaria de Atenção a Saúde – SAS do Ministério da Saúde, por meio da sua Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados – CGSH/MS.

O NAT é uma tecnologia de biologia molecular desenvolvida para a detecção dos ácidos nucléicos do Vírus da Imunodeficiência Humana – HIV e do Vírus da Hepatite C – HCV, em bolsas de sangue destinadas à transfusão e tem como finalidade diminuir o período da janela imunológica.

Segundo Beatriz Mac Dowell Soares, diretora-presidente da FHB, com os exames realizados pelo NAT a qualidade do sangue aumenta e com isso a segurança trasnsfusional. “É muito gratificante que um projeto iniciado no início dos anos 2000, ainda quando a área do sangue era gerenciada pela ANVISA, esteja sendo implantado em todo o Brasil e que Brasília, capital federal, seja ao palco dessa confirmação. Só temos que agradecer o empenho de todas as equipes que acreditaram e participaram da elaboração do projeto e esperar que o tempo nos mostre a segurança maior das transfusões de sangue e dos hemoderivados obtidos com plasma brasileiro, para o bem de todos os pacientes que fizerem uso desses produtos no nosso país”, informa a diretora.

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.