Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/04/18 às 17h47 - Atualizado em 29/10/18 às 15h37

Nova tecnologia para o uso da farmacocinética permite tratamento individualizado a pacientes com hemofilia

Servidores do Laboratório e do Ambulatório da Fundação Hemocentro de Brasília, além de médicos convidados, participaram na noite da última quinta-feira (12), no auditório da fundação, de uma palestra de capacitação sobre profilaxia baseada em farmacocinética para pacientes hemofílicos A.

Intitulada “Individualização do Tratamento de Hemofilia a Palestra foi ministrada pelo Dr. Luiz Ivando Pires Filho, MD PhD – Médico Hematologista do Serviço de Coagulopatias do Hemocentro do Ceará – HEMOCE”. O médico falou sobre a importância de investir na qualidade do atendimento para que o paciente hemofílico tenha sangramento zero. Na ocasião foi apresentado o software MyPKFit, ferramenta destinada a imuno-hemoterapeutas para a monitorização e ajuste das doses de concentrados de fator VIII de coagulação a ser administrado ao paciente com hemofilia A. Além disso, foram apresentados estudos de casos de pacientes que tiveram suas doses ajustadas pelo programa.

De acordo com Dr. Luiz Ivando, a ferramenta sugere um esquema de dose individualizada, levando em consideração o histórico de vida de cada paciente. “A tecnologia não substitui o médico, ela foi projetada para permitir que os profissionais de saúde realizem uma terapia profilática personalizada. Ela recomenda as diretrizes de tratamento com base nas necessidades de cada um”. Ele finaliza dizendo que a avaliação clínica sempre prevalecerá e que o programa é de grande auxílio para dar suporte educacional ao paciente, fazendo com que este aprenda a importância de usar o fator na hora correta, planeje a sua atividade física – de acordo com as necessidades e o modo de vida de cada paciente e ajude no ajuste da dose na profilaxia.

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.