Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/04/20 às 15h13 - Atualizado em 26/05/20 às 13h35

Doação de plasma de convalescente de Covid-19

.

    1. O que é essa pesquisa?
    2. O que é plasma de convalescente de Covid-19?
    3. Como posso me candidatar à pesquisa?
    4. O que acontece depois que eu me candidatar?
    5. Como o plasma doado será utilizado?

 

 

O que é essa pesquisa?

 

A Fundação Hemocentro de Brasília, a Universidade de Brasília, o Laboratório Central da Secretaria de Saúde e hospitais da rede pública do DF vão pesquisar o tratamento para pacientes de Covid-19 com uma parte do sangue – o plasma – de pessoas que estão recuperadas de Covid-19.

 

O que é plasma de convalescente de Covid-19?

 

Pessoas que tiveram Covid-19 possuem anticorpos capazes de combater o vírus. Em pesquisas anteriores relacionadas a outras doenças virais, constatou-se que pacientes demonstraram melhora do quadro clínico após receberem o plasma de pessoas recuperadas. Ainda não há evidência clínica de que o plasma convalescente de Covid-19 seja eficaz no tratamento de pacientes infectados com coronavírus.

 

Como posso me candidatar à pesquisa?

 

Se você tem interesse em participar da pesquisa e se dispõe a realizar a doação, precisa atender a alguns critérios básicos:

  • Ter entre 18 e 60 anos de idade;
  • Pesar no mínimo 60kg;
  • Se mulher, não ter histórico de gestações;
  • Ter diagnóstico laboratorial confirmado de infecção por SARS-Cov-2;
  • Estar sem sintomas de Covid-19 há pelo menos 15 dias;
  • Não ter tido manifestações graves em função da Covid-19 (choque séptico, parada cardíaca e/ou entubação traqueal/respiratória).

 

A pessoa interessada em doar plasma também precisa atender as condições básicas para doação de sangue e se atentar aos impedimentos ao ato.

 

Para se candidatar, clique aqui e preencha este formulário. Após o envio das respostas, AGUARDE CONTATO da equipe de pesquisa para agendar uma entrevista.

 

Voltar ao topo

 

O que acontece depois que eu me candidatar?

 

Após se inscrever por meio do formulário, o candidato deve aguardar contato da equipe de pesquisa. Uma entrevista será agendada para analisar outros critérios clínicos.

 

Se o candidato aceitar as condições da pesquisa e for confirmado como potencial doador, ele realizará a doação de plasma por meio do procedimento de aférese. A aférese é a separação de componentes do sangue por centrifugação, por meio de um equipamento automatizado. O sangue do doador é captado, a máquina separa apenas o plasma. Por meio do mesmo acesso venoso, o sangue retorna ao organismo do doador.

 

 

Como o plasma doado será utilizado?

 

O plasma de convalescente de Covid-19 será aplicado em pacientes internados por Covid-19 e com risco de agravamento, desde que eles ou seus familiares tenham consentido formalmente com a participação no projeto. A equipe de pesquisa avaliará a eficácia e a segurança do tratamento, e os resultados do estudo serão tornados públicos.

 

Voltar ao topo

 

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo de Brasília

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.