Pelo aumento da demanda de sangue por parte dos hospitais públicos e conveniados do Distrito Federal e com a proximidade do final do ano, quando as pessoas começam a viajar, a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) solicita aos doadores voluntários de sangue que compareçam para fazer sua doação, garantindo que o estoque de sangue mantenha-se em níveis estratégicos, assegurando assim o atendimento aos pacientes internados.
Neste último ano, devido à melhoria da assistência à população com aumento de leitos e de mutirões de cirurgias que a Secretaria de Saúde vem promovendo, com o objetivo de zerar uma fila de espera de 16.500 pacientes, houve um acréscimo na solicitação dos hospitais por bolsas de sangue e hemoderivados, em 10%. Por conta deste aumento é que a Fundação Hemocentro de Brasília tem divulgado a importância da presença dos doadores voluntários de sangue. “Estamos sempre lembrando aos nossos doadores que, sendo do sexo masculino podem doar até quatro vezes ao ano e mulheres até três vezes. Com isso, se tornam nossos doadores fidelizados que nos ajudam durante todo o ano a manter nossos estoques e prestar nosso apoio aos hospitais”, informa Ana Rita de Carvalho, chefe do Ciclo do Doador/FHB.
A gerente ressalta também que os hemocomponentes têm prazo de validade (as plaquetas, por exemplo duram cinco dias) e por isso as doações precisam ser feitas com regularidade e informa que quem quiser tirar dúvidas sobre doação de sangue pode consultar o site que é www.hemocentro.df.gov.br ou ligar no 160, opção 2.
Para quem não sabe, o Hemocentro de Brasília é responsável pela coleta e distribuição de sangue e hemocomponentes para toda a rede pública de saúde, além de alguns hospitais conveniados/contratados como Hospital da Criança, Hospital Universitário, Hospital Santa Marta, entre outros.
Lena Nardelli
FHB
Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.