Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/12/13 às 13h07 - Atualizado em 31/10/22 às 15h18

Hemocentro registra aumento na coleta de sangue de cordão umbilical

COMPARTILHAR

BSCUP aumenta número de coletas e está em processo de Acreditação junto à AABB

 

O Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário da Fundação Hemocentro de Brasília (BSCUP/FHB) registrou, neste ano, um aumento significativo no número de coletas de sangue de cordão umbilical. Este fato deve-se à  inclusão da coleta em mais um hospital da rede pública de saúde (Hospital Regional da Ceilândia) e a capacitação de mais servidores para realizar os processos de trabalho..

Em 2011 o Hemocentro começou a coleta de sangue de cordão com o objetivo  de treinar sua equipe e validar os processos de trabalho. Após esta fase, foi selecionado o Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) para sensibilização das gestantes sobre a importância da doação do sangue de cordão umbilical e placentário e , posteriormente, para a coleta, no momento do parto.

Em meados deste ano, o Hemocentro começou o mesmo trabalho na Regional de Saúde da Ceilândia, levando informação sobre o BSCUP a todos os Centros de Saúde da região e começando a coleta no Hospital Regional da Ceilândia, unidade de saúde que mais realiza partos normais no Distrito Federal, um dos quesitos básico para que a gestante possa ser doadora.

“Começamos agora, no mês de outubro a fazer parte do Processo de Acreditação pela Associação Americana de Bancos de Sangue (AABB), recebendo consultores que nos ajudarão a colocar nossos processos de trabalho em consonância com os serviços de qualidade dos países dos diversos continentes do mundo.Isso significa que, após sermos acreditados pela AABB,  poderemos enviar as nossas bolsas de cordão para outros países e inserir nossos dados no Bone Marrow Donors Worldwide, onde hoje estão cadastradas 597.701 bolsas de sangue de cordão umbilical e placentário, coletadas em vários países do mundo”, informa Beatriz Mac Dowell Soares, diretora-presidente da Fundação Hemocentro de Brasília.

 

 

O que é o BSCUP ?

O BSCUP da FHB integra juntamente com 13 BSCUPs distribuídos em todas as regiões do Brasil, a rede BrasilCord – Rede Brasileira de bancos de sangue de cordao umbilical e placentario püblico para fins de transplante alogênico em pacientes que necessitam de transplante de medula e que não tem doador compatível. A rede foi criada em 2004 pelo Ministerio da Saude, com recursos gerenciados pela Fundacao do Câncer e é coordenada pelo INCA.

O sangue de cordao corresponde ao sangue do neném que fica retido na placenta e no cordao umbical após o nascimento do neném. É rico em células progenitoras hematopoeticas, que dão origem as células do sangue. Tem sido utilizada como fonte alternativa para transplante de medula em pacientes que necessitam de transplante, não tem doador compatível na familia e nem doador compatível no Registro Nacional de Doadores de Medula – Redome. A rede BrasilCord conta com cerca de 3.000 ( três mil) unidades armazenadas. Cerca de 120 unidades foram transplantadas.

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.

Governo do Distrito Federal