Governo do Distrito Federal
1/06/22 às 10h32 - Atualizado em 1/06/22 às 10h32

Hemocentro será piloto no uso de metodologia de dimensionamento de pessoal desenvolvida pela Economia

COMPARTILHAR

 

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) será pioneira, no governo do Distrito Federal (GDF), na utilização da metodologia de dimensionamento da força de trabalho desenvolvida pela Secretaria de Economia (Seec). O projeto foi apresentado aos gestores da FHB na última segunda-feira (30), no auditório da instituição, pela diretora de Dimensionamento da Força de Trabalho da pasta, Miriam Benetton Valim.

 

“O dimensionamento já acontece na Secretaria de Educação e na Secretaria de Saúde, mas agora a Economia está vindo com uma nova proposta”, pontuou a subsecretária de Gestão de Pessoas da Seec, Marineusa Aparecida Bueno. O Decreto 43.291/2022, publicado no início deste mês, estabelece as diretrizes gerais para a realização do dimensionamento da força de trabalho na administração direta, autárquica e fundacional do DF.

 

A metodologia contempla etapas qualitativas e quantitativas. Na primeira fase, são levantadas informações sobre o escopo normativo e são realizadas visitas técnicas para captar informações sobre os setores, como processos, resultados, indicadores, competências das unidades e atribuições dos profissionais.

 

Já a etapa quantitativa abrange coleta e análise das informações sobre resultados esperados, esforço despendido para realizar determinada tarefa e número de servidores disponíveis. Como os dados obtidos nessa etapa são a base para a fórmula matemática de dimensionamento, fatores como absenteísmo, presenteísmo, rotatividade, vacâncias e restrições laborais também serão considerados no cálculo.

 

A equipe da Seec estará no Hemocentro por algumas semanas para visitar os setores e conversar com servidores e gestores. “Todos serão ouvidos e espero que o resultado seja de grande conhecimento para todos”, destacou a subsecretária.

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.

Governo do Distrito Federal