Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/02/15 às 18h24 - Atualizado em 29/10/18 às 15h40

Doações durante o período carnavalesco atingiram recorde

Hemocentro realizou uma programação de Carnaval que atraiu muitos doadores este ano

 

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) recebeu um número recorde de candidatos a doação de sangue durante o período carnavalesco de 2015. No total, 1945 pessoas estiveram no Hemocentro para fazer sua doação entre 09/02 à 16/02 – segunda-feira de Carnaval – atingindo o ápice de 452 candidatos na sexta-feira (13/02), que antecedia o inicio do feriado.

Este resultado é oriundo do trabalho e planejamento do Hemocentro em criar estratégias de estimular e conscientizar a população sobre a importância de se doar sangue. Como parte deste foco, a FHB organizou um ambiente com a temática da festa, contando com a animação de vários blocos carnavalescos de Brasília, decoração especial e atividades recreativas. Não menos importante, foram as ações de prospecção da equipe de captação da FHB que agendaram várias campanhas de doação de sangue junto a outros órgãos públicos, empresas, igrejas e demais parceiros da comunidade – tudo com o objetivo de agir de forma proativa a não deixar que os estoques de sangue fossem comprometidos durante o feriado prolongado.

A instituição ressalta a importância de ações como esta em períodos que antecedem feriados prolongados e assim terá programações para a Semana Santa e Páscoa, período de férias, período de secas (baixa umidade do ar) – já que são épocas em que tradicionalmente o fluxo de doadores diminui. Também reconhecem que esse recorde histórico no número de candidatos a doação demonstra como a sinergia entre ações bem planejadas da equipe de captação da FHB, parceiros voluntários, a mídia e a população do DF pode fazer a diferença e evitar que em períodos como este, o atendimento a população enfrente baixas de estoque.

Para doar sangue, a pessoa precisa estar em bom estado de saúde, ter a partir de 16 anos (com a presença do responsável legal neste caso), ter se alimentado bem e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas doze horas, além de outros cuidados. Informações pelo número 160, opção 2, site www.fhb.com.br ou pela página do Facebook. Todos os tipos de sangue são igualmente importantes, em especial aqueles com tipagem negativa já que a saída e a usabilidade é maior.

A Fundação Hemocentro de Brasília atende a demanda de toda a rede pública e funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h.

Endereço: SMHN Q 3 Conj A – Bloco 3 – Asa Norte Brasília – DF – CEP: 70710-904

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.