Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/11/22 às 17h01 - Atualizado em 1/04/24 às 13h04

Unidade Móvel

 

A Unidade Móvel de Coleta de Sangue da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) é um serviço disponibilizado para atender a doadores de sangue de diferentes regiões do DF a partir do deslocamento de uma equipe multidisciplinar do Hemocentro em um ônibus adaptado e equipado para receber os voluntários.

 

Os doadores de sangue poderão realizar o agendamento para a Unidade Móvel pelo site Agenda DF. Ao fazer login na plataforma, o interessado deve selecionar a opção “Unidade Móvel” e escolher o melhor horário para a doação.

 

 

Quem pode agendar a Unidade Móvel? 

Instituições públicas ou privadas localizadas dentro do Distrito Federal que possuam estrutura para receber o ônibus da Unidade Móvel. Os pré-requisitos para a coleta externa são:

 

  • Piso firme e nivelado, de preferência, para apoio ao ônibus;
  • Estacionamento para o ônibus, com acesso para a chegada e para a saída do veículo;
  • Banheiros próximos ao local de coleta ou disponibilidade de banheiros químicos;
  • Local com sombra;
  • Duas tendas antichamas de no mínimo 4x4m;
  • Mesas e cadeiras para espera dos candidatos;
  • Disponibilidade de água potável para hidratação dos doadores;
  • Ponto de instalação de energia adequado, com disjuntor tripolar de, no mínimo, 40 amperes, todo livre e barramento de neutro. O ponto de energia deve ficar até, no máximo, 100 metros de distância da Unidade Móvel;
  • No dia da realização do evento, o local destinado para tal deverá estar limpo e totalmente livre de quaisquer móveis e/ou objetos, exceto mesas e cadeiras, conforme o combinado.

 

É importante destacar que um dos critérios básicos para a doação de sangue é que o candidato esteja em boas condições de saúde, dessa forma, tecnicamente é inviável buscar candidatos para a doação em áreas hospitalares, de unidades básicas de saúde ou unidades de pronto atendimento, uma vez que o público desses estabelecimentos está a procura de assistência médica, o que pode causar inaptidão dos candidatos, trazendo ineficiência ao serviço.

 

 

Como agendar a Unidade Móvel? 

A instituição interessada deverá entrar em contato com a Gerência de Captação, Registro e Orientação de Doadores (Gcro) do Hemocentro de Brasília pelo WhatsApp (61) 99136-2495, pelos telefones (61) 3327-4413 ou (61) 3327-4447 ou pelo e-mail hemocentro@fhb.df.gov.br

 

O contato deverá ser feito com a antecedência de pelo menos 30 dias da data programada para a coleta externa. 

 

Após a solicitação, um servidor do Hemocentro entrará em contato para agendar uma visita técnica ao local. Verificada a viabilidade de realização do serviço, será firmado um Termo de Compromisso.

 

Qual o horário de funcionamento da Unidade Móvel? 

A Unidade Móvel estará disponível para funcionamento de segunda a sexta, das 9h às 17h.

 

Posso agendar a Unidade Móvel para o meu evento? 

Sim, mas é necessário que o Hemocentro verifique a viabilidade de funcionamento da Unidade Móvel em paralelo ao evento.

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.

Governo do Distrito Federal