Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/12/12 às 12h25 - Atualizado em 29/10/18 às 15h42

Festa para pacientes no Hemocentro de Brasília

 

Pacientes foram acolhidos pelos servidores do Hemocentro com muito carinho e atenção

                Em um clima de total descontração pacientes com coagulopatias hereditárias e seus familiares se confraternizaram na Fundação Hemocentro de Brasília, durante toda a manhã de sábado (8). O encontro teve como objetivo comemorar o período natalino que está chegando e promover a integração entre pacientes, familiares e profissionais de saúde que convivem durante o ano, por conta do tratamento que realizam.

                Logo na chegada ao Hemocentro os pacientes participaram de um café da manhã onde as crianças se deliciaram com sucos, bolos, pão de queijo, gelatina e até mesmo brigadeiro, doado pelo Clube Internacional de Brasília. Em seguida, pais e familiares seguiram para o auditório da instituição onde participaram de uma palestra com a direção da casa e médicos hematologistas. Neste encontro, eles mostraram todo o trabalho que o Hemocentro vem realizando, desde que assumiu a Coordenação Integral aos Pacientes com Coagulopatias Hereditárias, conforme determinação da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. “Colocamos esta palestra na programação do nosso encontro para falar sobre o trabalho que estamos realizando em prol dos pacientes, apresentar a equipe que conseguimos formar com a intenção de melhor atendê-los, divulgar as ações que estamos promovendo para facilitar o acesso ao tratamento, – como a entrega domiciliar e o transporte gratuito da Rodoviária do Plano Piloto ao Hemocentro – , e por fim, a divulgação e treinamento, para toda a rede de saúde do DF, com o objetivo de repassar instruções em como proceder e para onde encaminhar um paciente com Coagulopatia Hereditária”, disse a diretora-presidente da FHB, Beatriz Mac Dowell Soares.

                Enquanto os pais participavam da palestra, as crianças ficaram no hall de entrada do auditório na companhia do Mágico Ravel e da equipe dos Doutores da Alegria, equipe de Brasília especialista em divertir pacientes infantis. O local ficou repleto de risadas e carinhas interessadas em descobrir como as coisas apareciam e desapareciam a partir da varinha mágica de Ravel . Depois das apresentações e diversões, foi a vez de sorteio de prêmios e da distribuição de brinquedos para todas as crianças presentes, doados por pessoas amigas da Fundação Hemocentro de Brasília e pelo bazar que funcionários fizeram para angariar renda para a festa.

                A comemoração continuava com a criançada se divertindo e, em uma sala ao lado do auditório, uma equipe de profissionais de saúde do Hemocentro promoveram para os pais e familiares uma exposição sobre como proceder corretamente para realizar uma infusão, procedimento que os pacientes com coagulopatias hereditárias fazem, como parte de seu tratamento.  Os pais Valteir e Erisvan disseram estar muito satisfeitos com a atenção e o cuidado que têm recebido no atendimento realizado no Hemocentro e gostaram de participar da festa. “ Acho o atendimento daqui maravilhoso e só tenho que agradecer a toda equipe daqui”, disse a mãe.

                Durante toda a confraternização uma equipe do Ambulatório do Hemocentro ficou à disposição dos pais e pacientes para confeccionar a carteira de identificação dos pacientes de Coagulopatias Hereditárias. Esta carteira é importante pois, além dos dados pessoais do paciente, constam o tipo de patologia que ele possui e  os telefones que devem acessar em caso de emergência.

 

Lena Nardelli

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.