Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/02/14 às 18h36 - Atualizado em 29/10/18 às 15h41

Hemocentro colabora com a qualificação de servidores

Técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Ministério da Saúde (MS) realizam, nos dias 20 e 21 do corrente mês,  uma visita técnica ao Hemocentro de Brasília com foco no Laboratório de Biologia Molecular NAT. A visita faz  parte da programação  do Curso de Capacitação de Agentes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária que estão ministrando para os  seus servidores , de 18 a 22 de fevereiro.
 img 20140221 103728285 hdr
A ideia dos coordenadores  do curso de capacitação  é fazer um tour no Hemocentro de Brasília com todos os participantes para que eles tenham a oportunidade de verificar os procedimentos realizados referentes ao teste NAT, uma vez que a instituição, há três anos, já os realiza em todo o sangue coletado no Distrito Federal e há um ano é responsável pelos exames para os Estados de  Goiás e Tocantins, além de ser back up nacional, – o que significa atender as demandas de contingência dos testes do NAT.
 
Para quem não sabe, desde novembro de 2013 (Portaria nº 2.712/MS), o Ministério da Saúde tornou obrigatório a inclusão dos testes de amplificação e detecção de ácidos nucléicos NAT. em todas as amostras de sangue de doador para diminuir o risco de transmissão do vírus da Hepatite C (HCV) e do vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), por transfusões de hemocomponente, aumentando a segurança transfusional.

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.