Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/06/14 às 13h38 - Atualizado em 29/10/18 às 15h41

Hemocentro comemora Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue

Programação será realizada no Parque da Cidade e no Taguapark.

No próximo sábado (14/06) o Hemocentro de Brasília comemorará o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue montando dois stands educativos no Parque da Cidade e no Taguapark. A ideia é levar informações às pessoas que passeiam pelos parques da cidade nos finais de semana, mostrando a importância da doação de sangue.

Logo no início da manhã, duas equipes compostas por profissionais da Gerência do Ciclo do Doador e da Assessoria de Comunicação estarão sinalizando o local do estande do Hemocentro com a ajuda do mascote da instituição “Coradinho” e por meio de laços de fita vermelhos, colocados nas árvores . “Vamos colocar vários laços vermelhos nas árvores para chamar a atenção dos freqüentadores dos parques e, em algumas árvores, colocaremos bilhetes com informações sobre a doação voluntária de sangue e sobre as condições básicas para se candidatar à doação ”, informa Kelly Barbi, chefe do Núcleo de Captação, Registro e Orientação do Hemocentro de Brasília.

Kelly acrescenta que o objetivo de se comemorar o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2004, é aumentar a conscientização sobre a importância da doação de sangue e agradecer aos doadores pelo seu gesto que salva vidas.

OMS escolhe Sri Lanka para lançamento da campanha

Sri Lanka foi escolhido como o país anfitrião para a comemoração do evento de 2014. Como é de costume, a celebração da data vem acompanhada de uma campanha que, nesse ano, traz o seguinte tema: “Sangue Seguro para Salvar Mães”. A ideia é enfatizar que a oferta de sangue seguro faça parte de uma abordagem abrangente para prevenção das mortes maternas. Através dessa iniciativa, a expectativa da OMS é encorajar os governos dos diversos países a desenvolver um plano de atividades que possa assegurar a disponibilidade de sangue às parturientes.

Além do Sri Lanka, a OMS celebrará a data por todo planeta, e o Brasil não ficará fora dessa festa. Assim como outros hemocentros do país, a Fundação Hemocentro de Brasília estará presente em atividade externa nos parques da cidade e na própria sede da instituição quando também homenageará os doadores

Serviço – Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, ter se alimentado , ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar o site www.hemocentro.df.gov.br, pesar mais de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto, dentro do prazo de validade.. Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. No mais, outros impedimentos poderão ser identificados no site do hemocentro (Condições Básicas para Doar Sangue) ou durante a entrevista de triagem, no dia da doação.

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.