Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/04/20 às 10h35 - Atualizado em 17/04/20 às 11h42

Hemofilia é tema de concurso cultural para celebrar data

 

A Federação Brasileira de Hemofilia, em parceria com a Fundação Hemocentro de Brasília e outros hemocentros do País, promove um concurso de desenhos e frases entre portadores de hemofilias de todas as idades. O projeto foi idealizado para celebrar o Dia Internacional da Hemofilia – comemorado hoje (17) – respeitando as restrições que a pandemia de Covid-19 impõe.

 

Com o tema “É possível vencer a hemofilia e as doenças hereditárias da coagulação?”, o concurso incentiva a participação de crianças, jovens e adultos diagnosticados com doenças hereditárias da coagulação – como as hemofilias – e que fazem o tratamento no Brasil.

 

Quem tem menos de 18 anos deve apresentar um desenho. Já os maiores de idade podem inscrever uma frase de até 500 caracteres. Os trabalhos criativos devem ser enviados até 30 de abril para o e-mail comunicacao@hemofilia.org.br ou para o número de Whatsapp (11) 98935-0752.

 

Os melhores trabalhos serão selecionados para compor o calendário institucional de 2021 da Federação Brasileira de Hemofilia. Clique aqui para acessar o regulamento do concurso.

 

O que é hemofilia?

 

As hemofilias são distúrbios genéticos e hereditários que acometem quase exclusivamente os homens. Os sintomas mais comuns são sangramentos em músculos e articulações e manchas roxas. A doença compromete a capacidade do corpo de coagular o sangue, tão necessária para interromper as hemorragias.

 

No Brasil, quase 13 mil pessoas são portadoras de hemofilia. Ainda não há cura para a doença. O tratamento é feito no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da reposição preventiva do fator de coagulação, que mantém o organismo do paciente estável. O medicamento é fornecido pelo Ministério da Saúde a 32 hemocentros brasileiros.

 

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.