Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/12/18 às 16h18 - Atualizado em 26/08/19 às 12h38

Pesquisa

.
Nesta página, você encontra todas as informações sobre apresentação de projeto de pesquisa junto ao Comitê de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional (CPDI) da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB). Você também pode baixar o conteúdo completo no fim da página, na parte de downloads.

 

Leia todas as informações abaixo, ou clique no índice a seguir:

  1. Documentação necessária
  2. Envio do projeto de pesquisa e documentação
  3. Análise da documentação
  4. Posicionamento do Comitê de Pesquisa da FHB
  5. Decisão institucional sobre a pesquisa pleiteada
  6. Alimentação do sistema de informação
  7. Ciência ao pesquisador responsável
  8. Ciência ao setor da FHB envolvido
  9. Conclusão da pesquisa
  10. Organograma do processo de pesquisa na FHB
  11. Download de modelo de documentos

 

Documentação necessária

 

O pesquisador responsável deverá providenciar os seguintes documentos:

 

  1. Projeto de pesquisa com, no mínimo: introdução, objetivos gerais e específicos, metodologia, resultados esperados, cronograma, data e assinatura do pesquisador principal;
  2. Currículo do pesquisador principal ou do professor responsável, caso a pesquisa seja referente a uma atividade acadêmica (Lattes ou modelo institucional);
  3. Planilha de orçamento do projeto de pesquisa (se for o caso);
  4. Termo de concordância do responsável do setor onde deverá ocorrer a realização da pesquisa (modelo institucional);
  5. Termo de concordância com o Regimento Interno do Comitê de Pesquisa da FHB (modelo institucional);
  6. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), ou o termo de sua liberação, dependendo do caso (modelos institucionais);
  7. Termo de Consentimento Institucional, caso a pesquisa seja realizada fora da FHB por servidor(es) da casa;

 

Havendo a participação de outras instituições, em qualquer etapa da pesquisa, será obrigatória a formalização de instrumentos entre as partes.

 

Voltar ao topo

 

 

Envio do projeto de pesquisa e documentação

 

O pesquisador responsável deverá enviar ao Comitê de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional (CPDI) os documentos necessários para aprovação da realização da pesquisa na Fundação Hemocentro de Brasília. O envio por servidores da instituição é feita via SEI e por pesquisadores externos é por meio do e-mail cpdi@fhb.df.gov.br.

 

Voltar ao topo

 

 

Análise da documentação

 

O presidente do Comitê de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional da FHB analisará se a documentação entregue está de acordo com as normas vigentes. Caso esteja fora das normas, o presidente entrará em contato com o pesquisador responsável, passando as orientações pertinentes. No caso de estar conforme as normas, o presidente enviará a documentação para um membro do comitê escolhido para ser o relator do processo.

 

Voltar ao topo

 

 

Posicionamento do Comitê de Pesquisa da FHB

 

O relator escolhido terá, no máximo, 30 dias para analisar o projeto apresentado. Ele deve apresentar seu parecer na reunião subsequente do CPDI, quando o plenário apresentará seu posicionamento, o qual será encaminhado pelo presidente do comitê ao pesquisador responsável caso não tenha sido aprovado, com as devidas justificativas.

 

Na hipótese de parecer favorável, o presidente do comitê encaminhará o referido parecer para a Presidência da FHB quando o projeto for relacionado a alguma área/atividade técnico-administrativa. Se o projeto estiver relacionado a uma área/atividade técnico-finalística, o posicionamento final do comitê será encaminhado à Diretoria Executiva para decisão final.

 

Voltar ao topo

 

 

Decisão institucional sobre a pesquisa pleiteada

 

A Presidência da FHB ou a Diretoria Executiva tomará a decisão final, quanto ao interesse institucional, sobre a realização da pesquisa apresentada. No caso de a pesquisa aprovada ser da própria FHB e envolver seres humanos, a Presidência/Diretoria Executiva deverá assinar a folha de rosto e o Termo de Concordância Institucional para serem encaminhados juntamente com a pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa da Fepecs.

 

A decisão institucional será encaminhada à Presidência do Comitê de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional da FHB para providências pertinentes.

 

Voltar ao topo

 

Alimentação do sistema de informação

 

A Presidência do Comitê de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional da FHB entregará a pesquisa aprovada, com sua documentação pertinente, à Secretaria do Comitê para que seja arquivada, alimentando, em seguida, o sistema de informação específico.

 

Voltar ao topo

 

Ciência ao pesquisador responsável

 

A Presidência do CPDI da FHB dará ciência ao pesquisador responsável quanto à decisão institucional sobre o projeto apresentado. Em caso de não acolhimento do pleito, a referida ciência será acompanhada das justificativas pertinentes; no caso positivo, com as orientações sobre o início dos trabalhos.

 

Se a pesquisa envolver seres humanos, somente poderá ser iniciada com a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Fepecs.

 

Voltar ao topo

 

Ciência ao setor da FHB envolvido

 

A Presidência do CPDI da FHB dará ciência ao responsável do setor da instituição envolvido, encaminhando cópia do projeto aprovado, bem como da própria aprovação. O desenvolvimento da pesquisa deverá ser acompanhado pelo responsável do setor de acordo com sua evolução descrita no projeto, sendo dele a responsabilidade de acompanhar cada passo estabelecido.

 

No caso de a pesquisa ser desenvolvida em parceria com outra instituição, independentemente de sua condução principal, o responsável do setor acompanhará a formalização de tal relacionamento, que deverá ser revalidado a cada ano.

 

Voltar ao topo

 

Conclusão da pesquisa

 

Após conclusão da pesquisa, deverá ser encaminhado produto final do trabalho ao Comitê de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional da FHB para ser arquivado e alimentado o sistema de informação com o respectivo indicador estratégico. Qualquer publicação decorrente do referido trabalho deverá fazer menção à Fundação Hemocentro de Brasília como local de execução.

 

Voltar ao topo

 

Organograma do processo de pesquisa na FHB

 

Clique na imagem para ampliar

 

 

Modelos de documentos para download

 

    1. Passos para a realização de pesquisa na FHB
    2. Regimento interno do Comitê de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional da FHB
    3. Termo de concordância da chefia imediata e da instância superior
    4. Termo de consentimento do Regimento Interno do Comitê de Pesquisa da FHB
    5. Liberação de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
    6. Modelo de projeto de pesquisa
    7. Planilha de orçamento
    8. Modelo de currículo
    9. Modelo de emenda a projeto
    10. Relatório final do projeto

 

Voltar ao topo

 

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo de Brasília

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.