Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/10/12 às 20h41 - Atualizado em 29/10/18 às 15h42

Selecionados começam Curso de Hemoterapia


00000312

O Curso de Especialização em lato sensu em Hemoterapia promovido pela Fundação Hemocentro de Brasília começou no último final de semana (3, 4 e 5) com aulas sobre Biossegurança, Bioética e Metodologia Científica, temas ministrados por professoras doutoras da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Os cem alunos selecionados participaram de uma dinâmica de entrosamento e receberam o material que será adotado durante todo o curso cuja a  duração é de 390 horas/aulas, distribuídas da seguinte forma: 240 horas/aula de Aulas Presenciais teóricas e 150 horas/aula na confecção da Monografia que deverá ser apresentada à Banca de Professores ao final do Curso.

           Segundo a aluna Bárbara Berçot, enfermeira do Hemocentro, o Distrito Federal não oferecia um curso tão focado em Hemoterapia e ela não quis perder a oportunidade de  participar deste aprendizado. “O fato do Hemocentro de Brasília promover o curso nos dando a chance de conciliá-lo com o nosso trabalho, foi muito bom. Acredito que sairemos desta especialização com uma compreensão mais global sobre hemoterapia e  com um conhecimento maior devido a troca de experiência que teremos com outros participantes e professores. Certamente  teremos condições de melhorar as nossas ferramentas de trabalho para atuação na  Hemorrede”, disse ela.
          Bárbara acrescenta que a presença de outros profissionais da área de saúde, além de médicos, contribuirá para que estes servidores realizem  a utilização correta e racional dos hemocomponentes, para a hemovigilância e para a segurança transfusional.
           Já o aluno Rafael Cortes de Souza diz que uma das razões que o fez participar do curso foi que o tema hemoterapia não é um quase exposto na faculdade e ele sempre quis conhecer mais sobre o assunto.” O Hemocentro, sabendo da carência de profissionais nesta área, está preocupado em capacitar servidores. Acredito que ter a participação de alunos de várias regionais de saúde e dos hospitais conveniados será muito bom pois , como trabalhamos em cadeia, toda rede passará a ter conhecimento dos procedimentos adotados.

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.