A Ouvidoria da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) foi reconhecida com o Selo de Acessibilidade das Ouvidorias do Governo do Distrito Federal (GDF) – 2024. A certificação, entregue na tarde desta terça-feira (12), no Teatro Caesb, em Águas Claras, destaca o compromisso da instituição em oferecer um atendimento mais acessível e inclusivo a todas as pessoas, especialmente àquelas com deficiência.
Promovido pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) em parceria com a Secretaria da Pessoa com Deficiência (SEPD-DF), o concurso inédito mapeou o nível de acessibilidade das ouvidorias do GDF. No total, 23 órgãos foram certificados por atenderem aos critérios estabelecidos, como capacitação de servidores em Libras, disponibilização de ferramentas digitais acessíveis e adequação dos espaços físicos para garantir um atendimento inclusivo.
Para a ouvidora da FHB, Andréa Goes, a conquista do selo reforça a missão da Fundação de atender todos os cidadãos com equidade e respeito. “Ganhar o Selo de Acessibilidade representa o compromisso da Ouvidoria do Hemocentro com a inclusão e a igualdade no atendimento, garantindo que todos tenham acesso pleno aos serviços públicos”, destacou.
O controlador-geral do Distrito Federal, Daniel Lima, ressaltou a importância da iniciativa: “O Selo de Acessibilidade é um passo fundamental para garantir que as ouvidorias do GDF sejam espaços verdadeiramente inclusivos. Ele não só reconhece boas práticas, mas também incentiva que todos os órgãos se adaptem para oferecer um atendimento mais humano e acessível”.
Além do Selo de Acessibilidade, a Ouvidoria da FHB também recebeu um dos prêmios de órgão-destaque no 9º Concurso de Melhores Práticas em Ouvidoria Pública, realizado no Ouvidoria Day, evento promovido pela Ouvidoria-Geral do Distrito Federal em celebração ao Dia da Ouvidoria. A premiação reconheceu as melhores Cartas de Serviços ao Cidadão dos órgãos e entidades do GDF, valorizando iniciativas inovadoras das Ouvidorias Seccionais.
Intitulada “Aos nossos heróis sem capa”, a iniciativa do nosso projeto buscou exaltar o doador como um herói cotidiano. A forma lúdica da história em quadrinhos tem como objetivo facilitar o acesso a informações básicas, além de atrair o público jovem à doação de sangue.
Para a ouvidora Andréa Goes, esse reconhecimento é motivo de orgulho. “Esse prêmio foi muito esperado por nós. Ele reconhece a criatividade e inovação da Ouvidoria ao tornar a Carta de Serviços mais acessível e atrativa. O formato de história em quadrinhos não só facilita a compreensão das informações, mas também busca engajar o público jovem, incentivando uma nova geração de doadores a se verem como verdadeiros heróis da vida real”.
Com essa certificação, a Ouvidoria da Fundação Hemocentro de Brasília reafirma seu compromisso com a inclusão e a melhoria contínua de seus serviços, garantindo que todos os cidadãos possam exercer seu direito de expressar opiniões, sugestões e demandas de forma acessível e eficiente.
*Com informações da CGDF
FHB
Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.