A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) lançará, durante o I workshop sobre Doença Falciforme na Secretaria de Saúde do DF (31/08), o Cadastro de Pacientes com Hemoglobinopatias.
Segundo a responsável pelo cadastro na FHB, a médica hematologista e hemoterapêuta, Dra Franciele Moraes Amaral, a partir de agora todos os hospitais terão como cadastrar os pacientes com hemoglobinopatias e esses dados serão repassados para o Hemocentro. “ Esse cadastro, que foi criado por determinação do Comitê Técnico de Hemoglobinopatias ( Portaria da SES/ DF nº137 de 02 /08 /2011 ) e que será gerenciado pela FHB, representa um avanço para a atenção à saúde desses pacientes. “Agora poderemos saber o número real de pacientes por cidade, identificar quais deles têm complicações decorrentes das patologias e com isso elaborar políticas de saúde públicas que proporcionem um melhor atendimento e qualidade de vida para todos”, disse a médica do Hemocentro de Brasília.
As doenças falciformes podem ser detectadas logo quando o bebê nasce, por meio do Teste do Pezinho, realizado pela triagem neonatal nos hospitais. Com o diagnóstico da doença, os bebês, que podem ser mais susceptíveis à infecções, recebem as vacinas, fazem profilaxia com antibióticos precocemente e passam a contar com um atendimento especializado no Hospital da Criança de Brasília José de Alencar.
FHB
Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.