5/06/15 às 17h08 - Atualizado em 31/10/22 às 15h16

Hemocentro convida a população para as celebrações do Dia Mundial do Doador de Sangue

Doadores serão homenageados com a realização da Caminhada Solidária do Hemocentro e convites para sessão de cinema

(Brasília, 5/6/2015) – Doar sangue é doar vida. Com esse objetivo, os doadores de sangue de Brasília serão homenageados pela Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) com eventos preparados especialmente para agradecer seus doadores e conscientizar a população para ato tão nobre.

Como parte da programação, haverá a entrega de convites de cinema para os doadores que se destacaram pela frequência nas categorias jovens, idosos, homens e mulheres e que há muito tempo abraçam a causa, sendo escolhidos como símbolos desse gesto de amor. Os ingressos serão entregues na sexta-feira (12), para um sessão especial exibida para os homenageados no domingo (14), às 13h30, em um shopping local.

No Dia Mundial do Doador de Sangue (14), será realizada a primeira Caminhada Solidária do Hemocentro. Animada por um tradicional grupo carnavalesco de Brasília, a Caminhada promete chamar a atenção por onde passar, incentivar e informar as pessoas sobre a doação de sangue, bem como lembrar a importância da prática de atividade esportivas e recreativas para a saúde e bem estar, já que gozar de boa saúde é também um dos requisitos para doar sangue. O grupo irá se concentrar no estacionamento 12 do Parque da Cidade (próximo ao Parque Ana Lídia) às 8h30.

Em 2004, a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 14 de Junho como o “Dia Mundial do Doador de Sangue”. O Hemocentro de Brasília veste essa camisa e organiza uma grande festa com o objetivo de homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente. É também uma importante data para sensibilizar as pessoas que ainda não são doadoras para realizarem este ato de solidariedade e ajuda ao próximo.

O que precisa para você ser um doador de sangue?

Para doar sangue, dentre outros requisitos, a pessoa precisa estar em bom estado de saúde; pesar mais de 50 quilos; ter idade a partir de 16 anos (neste caso, acompanhado do responsável legal ou apresentando autorização do responsável reconhecida em cartório); apresentar um documento de identificação oficial com foto; ter se alimentado normalmente (cortando apenas alimentos gordurosos tais como leite integral, frituras, etc); não ingerir bebida alcoólica e nem praticar atividade física nas últimas 12 horas antes da doação, além de evitar fumar duas horas antes da doação.

Todos os tipos de sangue são bem-vindos, porém os tipos negativos (A-; B-; AB-; O-) são mais raros – especialmente os doadores do tipo “O” negativo, considerados “doadores universais” –,   por isso o Hemocentro reforça o convite para que esses compareçam.

O Hemocentro funciona de segunda a sábado de 7h às 18h e está localizado SMHN Q 3 Conjunto  A – Bloco 3 – Asa Norte Brasília – DF

Informações:

Telefone: 160 opção 2

www.fhb.df.gov.br

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.