Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/06/15 às 19h45 - Atualizado em 31/10/22 às 15h16

Hemocentro participa de evento da OPAS

COMPARTILHAR

Evento faz parte das celebrações do Dia Mundial do Doador de Sangue



BRASÍLIA (16/6/15) – A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) participou, nesta terça-feira (16), do Encontro de Troca de Experiências entre Países, na sede da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS). Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, a solenidade contou com a presença do Ministro da Saúde, Arthur Chioro, do Secretário de Saúde do Distrito Federal, João Batista, e do representante da OPAS no Brasil, Joaquín Molina. Também participaram autoridades de 10 nações: Cuba, El Salvador, Equador, Honduras, México, Paraguai, Peru, Uruguai, Bolívia e República Dominicana.

Um dos assuntos em destaques na pauta foi a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) dos países integrantes da OPAS atingirem 100% de doações voluntária (em que o doador não recebe valores pecuniários) – realidade no Brasil mas que não se repete facilmente em outros lugares.

” Cada um precisa resgatar a sua história e avanços. No Brasil, já tivemos casos de pessoas que vendiam seu sangue em troca de dinheiro e faziam disso um meio de subsistência. Hoje não fazemos parte dessa realidade, mas em muitos outros locais ainda existe a comercialização”, destacou o ministro.

No Distrito Federal, aproximadamente 6,5 mil pessoas se candidatam a doar sangue por mês no Hemocentro de Brasília, e destes, cerca de 4 mil são considerados aptos. O quantitativo representa 2% da população do DF, média superior a nacional que é 1,8%. A Fundação possui certificação de qualidade ISO 9001, o que garante qualidade e segurança do sangue coletado e distribuído.

“Em Brasília, estamos trabalhado muito e fazendo ações de sensibilização como a caminhada realizada no Parque da Cidade no último domingo para convidar as pessoas que ainda não contribuem. Sabemos que doar sangue é salvar vidas”, enfatizou o Secretário de Saúde.

De acordo com os dados, o Brasil representa 33% de todo o sangue coletado na América Latina e Caribe. Foram cerca de 3,7 milhões de bolsas colhidas em 2014. Com isso, o país foi convidado pela OPAS como exemplo de Estado que tem apresentado compromisso com a qualificação do sangue e com o fácil acesso aos hemocomponentes seguros.

“Este ano, a China foi escolhida como anfitrião da comemoração mundial do Dia do Doador e o Brasil para celebração da data nas Américas”,disse Joaquín Molina. “Nós parabenizamos o Brasil pelo magnífico trabalho que tem desenvolvido no campo do sangue seguro. O SUS avança com a garantia da cobertura universal, pública e gratuita”, complementou.

Segundo ele, o tema da campanha mundial em 2015 é “Obrigada por salvar minha vida”, com o lema, “Doe voluntariamente, doe frequentemente. Doar sangue é importante e o objetivo da campanha é agradecer aos doadores de sangue, conscientizar a população para contribuir com regularidade e oferecer um atendimento que garanta assistência segura aos doadores”, completou.

Ao final do evento, doadores de cinco estados brasileiros foram homenageados em reconhecimento ao seus históricos de doação no país.

MANUAL – O Ministro Chioro lançou o Manual da Doação Voluntária de Sangue, com 151 páginas, escritas com a participação de mais de 20 especialistas de hemocentros de todo o país. Eles serão distribuídos para eventos científicos e unidades de coleta de sangue. Na publicação, os índices contemplam temas como gestão de qualidade, humanização da doação de sangue e marcos da legislação.

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.

Governo do Distrito Federal