Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/06/15 às 18h21 - Atualizado em 31/10/22 às 15h16

Secretário de Saúde visita Hemocentro de Brasília

COMPARTILHAR

Hemocentro preparou um bolo especial e sessões de massagem para os doadores nesta segunda-feira

De Agência Saúde, adaptado

BRASÍLIA (15/6/15) – A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) programou para esta segunda-feira (15), em continuidade às comemorações do Dia Mundial do Doador de Sangue, a oferta de massagem e distribuição de um bolo especial, servido para repor os nutrientes dos doadores após a coleta do sangue.

A unidade, visitada hoje pelo Secretário de Saúde, João Batista, recebe aproximadamente 6,5 mil pessoas por mês que se candidatam a doar e, destas, em média 4 mil são consideradas aptas, ou seja, atendem aos critérios de saúde para realizar a doação. Atualmente, cerca de 2% da população do Distrito Federal se dispõe a doar sangue, número acima da média nacional de doadores que está abaixo de 1,5%.

” Fazemos um convite para que as pessoas atendam ao chamado de doar sangue que é essencial para salvar a vida de pacientes em estado crítico de saúde. Com apenas uma doação, é possível ajudar mais de três pessoas”, destacou o Secretário, que também participou ontem da Caminhada Solidária no Parque da Cidade.

O militar Leonardo Maciel de Souza, 23 anos, foi um dos candidatos que compareceram hoje ao FHB para fazer o gesto de solidariedade. Ele conta que veio do Novo Gama. “Doar sangue é muito importante, porque estamos salvando pessoas que precisam. Esta já é a quarta vez que faço esse esforço e pretendo continuar até quando for possível”, disse.

A Diretora Presidente do Hemocentro, Miriam Dayse Scaggion, esclarece que para se candidatar a doar sangue basta comparecer ao Hemocentro, de segunda a sábado, das 7h às 18h, levando um documento de identidade. Interessados também podem agendar o atendimento pelo telefone 160, opção 2 (veja os requisitos abaixo).

“Agradecemos muito aos nossos doadores, porque sem eles não poderíamos salvar tantas vidas. Estamos fazendo essa campanha e vamos continuar homenageando com ações como a oferta de massagem”, disse a Diretora Presidente do Hemocentro, Miriam Dayse Scaggion.

DOAÇÕES – Cada bolsa de sangue pode servir para atender de três até 10 pacientes, no caso de recém-nascidos. O material passa por exames sorológicos para atestar a qualidade do sangue e é separado em hemácias, plaquetas e plasma.

Este último hemocomponente serve, por exemplo, para ser usado em pessoas que sofreram queimaduras intensas. Já as hemácias para quem teve perda de sangue e as plaquetas ajudam no controle de sangramentos.

MITO – Para quem pensa que doar sangue pode acarretar problemas como anemia, emagrecimento, surgimento de doenças ou fraqueza, a verdade é que apenas 10% do total do sangue é retirado, quantidade que não afeta o doador. Antes e depois da doação, a pessoa recebe lanche para recompor os nutrientes. Além disso, previamente, um médico ou enfermeiro faz uma avaliação de itens como pressão arterial e sinais vitais que são pré-requisitos para doar.

REQUISITOS – Para ser um doador de sangue é preciso ter boa saúde, mais de 50 quilos e maior de 16 anos. É necessário levar um documento de identificação oficial com foto, não ingerir bebida alcoólica nem praticar atividade física nas 12 horas anteriores à doação e evitar fumar duas horas antes. A pessoa pode se alimentar normalmente, mas deve ter o cuidado de evitar alimentos gordurosos, como leite integral e frituras.

Fundação Hemocentro de Brasília
De segunda a sábado
Das 7 às 18 horas
SMHN, Quadra 3, Conjunto A, Bloco 3, Asa Norte
Mais informações: 160 opção 2

secre

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.

Governo do Distrito Federal