A Diretoria de Procedimentos Especiais (Dproce) da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) promoveu nessa quinta-feira (21), no Hospital da Criança de Brasília José Alencar, o Seminário Setembro Verde, em alusão ao mês dedicado ao incentivo à doação de órgãos.
Encontro reuniu profissionais do ciclo da doação de órgãos do Distrito Federal
No evento, compareceram representantes de diversas instituições de saúde integrantes de todo o ciclo da doação de órgãos no Distrito Federal. Segundo a diretora da Dproce, Sávia Rezende, o objetivo do encontro foi fortalecer as interações dos entes que compõe esse processo de transplantes de órgãos.
“Quem mais ganha com essa troca é a população, pois estreitando os laços entre os parceiros a gente conhece os gargalos do processo, melhora nossa comunicação e conhece como podemos contribuir, sensibilizando ainda mais a importância da doação de órgãos entre as pessoas”, ressalta.
Compuseram a mesa de abertura, a diretora de Ambulatórios da FHB, Melina Swain, o subsecretario de Atenção Integral à Saúde da Secretaria de Saúde do DF (SES), Maurício Fiorenza, o Assessor da Coordenação Geral do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, Jamir Caixeta, a diretora da Central Estadual de Transplantes do Distrito Federal, Gabriella Christimann e o presidente do Instituto Brasileiro de Transplantados (IBTX) , Robério Melo.
Representantes do ciclo da doação de sangue no DF participaram do Workshop
Em sua fala, Robério Melo defendeu a importância de ações de conscientização à doação de órgãos no país. “Há seis anos recebi um transplante de fígado e pude comprovar pessoalmente a extrema relevância da causa e a seriedade com que o Sistema Único de Saúde conduz todo esse processo em salvar vidas”.
Presidente do IBTX, Robério Lopes, e a diretora da Dproce/FHB, Sávia Rezende
Os laboratórios da Fundação Hemocentro de Brasília são responsáveis por realização de exames de triagem sorológica, imunohematológica e biomolecular para a habilitação de transplantes de múltiplos órgãos (coração, rim, fígado etc.), de córneas e de medula óssea no Distrito Federal.
O Laboratório de Imunologia de Transplantes (LIT) da FHB é o único no Distrito Federal credenciado para fazer o exame de histocompatibilidade para a realização de transplantes de órgãos.
FHB
Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.